Lava jato: importância e como realizar o reuso da água

Publicado por Acieg em 01 de abril de 2022

O reuso de água traz redução de custos para o empreendimento, além do menor impacto ambiental.

 

Sabe-se que a empreendimentos de lava jato, tem a água como o recurso mais necessário para a realização dos serviços prestados. Dessa forma, falar de reuso da água significa abordar um assunto de grande relevância para a questão financeira e ambiental do negócio. Então, fique atento às nossas dicas.

Por que reutilizar a água?

Levantamento feito pelo Bem Paraná, aponta que o estado na última década teve um expressivo aumento na frota de veículos (cerca de 20,3 milhões), mesmo com a pandemia ainda segue crescente.

Outro ponto importante é que os serviços de lava jato tiveram maior demanda. Dessa forma, vemos claramente o quanto o uso da água altera a rotina do negócio.

Os gastos que o uso da água causa afeta diretamente o fator ambiental. Hoje, cada empreendimento tem um gasto médio específico para cada lavagem, expressando gastos altíssimos do recurso natural (varia muito do tipo de veículo enquadrado), o que resulta em um problema geral para o país.

Lembrando que a lavagem de veículos pode por vezes resultar na poluição de recursos hídricos. Nos serviços, o descarte do efluente, a própria água da lavagem, restos de graxa, gasolina, fuligem, poeira, dentre outros, também podem, quando é realizado sem nenhum tratamento.

Sabendo do quanto é fundamental dar atenção à água, entende-se a necessidade de esclarecer um pouco mais sobre benefícios e procedimentos para o reuso de água.

Melhor alternativa?

Sabe-se que é eficiente economicamente e sustentavelmente, a realização do tratamento de água de lava jatos para uso não potável, que é o próprio reuso de água para lavagem de novos veículos. Adequar esse tipo de procedimento resulta em economia e segurança para a não escassez do recurso hídrico.

Mas como funciona o tratamento para o reuso de água?

O reuso da água segue etapas, dentre elas a coagulação e floculação, decantação, filtração, desinfecção, análises. No lava jato, geralmente, quando se encerra a lavagem dos carros, separa-se a água suja da gordura (caixa de gordura) e, em seguida, a descarta no esgoto.

Quando se utiliza o processo do reuso de água, inicia-se após a caixa de gordura, onde ela será tratada em um reservatório com alguns equipamentos (seguindo os passos do tratamento de água explicados acima).

Após, ela passará para outro reservatório onde ficará disponível para reuso. Então quanto maior o gasto com água, maior a economia!

Diferencial ambiental o seu negócio

O reuso de água traz redução de custos para o empreendimento, além do menor impacto ambiental. Esses são alguns dos diferenciais do negócio que resulta em atração de mais clientes que entendem a necessidade de proteger o meio ambiente.

 

 

Por: Rhaissa Silva

Fonte e informações do Conseq