Missão Goiás China: Reunião com vice-governador de Shandong resulta em convites para acordos comerciais e tratados de cooperação técnica
Publicado por Comunicação em 21 de junho de 2023
Por Leandro Coutinho
De Jinan, Shangdong, China
A breve passagem da delegação Missão Goiás China nesta segunda-feira (19/6) pela cidade de Jinan, capital da província de Shandong, não impediu que ocorressem avanços significativos nas negociações. Durante a reunião com o vice-governador Hon Deng, foram feitos convites para fortalecer os laços de Goiás com a comunidade local, seguindo o exemplo de Maguito Vilela e Erivan Bueno na relação com Hebei em 1993.
O vice-governador Daniel Vilela e o presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás (Acieg), Rubens Fileti, perceberam o entusiasmo presente na província de Shandong, que possui o terceiro maior PIB da China. Eles receberam o convite para que o governador Ronaldo Caiado assine, em sua visita no segundo semestre, acordos comerciais e tratados de cooperação técnica que beneficiem Goiás e impulsionem o crescimento da economia goiana.
“Saímos daqui motivados e com a certeza de que essa parceria resultará em bons negócios e benefícios para ambas as províncias”, afirmou Fileti na reunião com o vice-governador de Shangdong. O presidente da Acieg ainda destacou várias conexões de diferentes setores, como indústria, alimentos, bebidas, mineração, fármacos, fabricação de automóveis e etanol.
“As empresas de Shandong são muito bem-vindas para investir no Brasil, especialmente em Goiás. Desejamos estabelecer um canal oficial ainda mais forte para cooperação econômica e bidirecional entre nós e a China”, disse o vice-governador Daniel Vilela. A associação também enviou à missão o vice-presidente Thiago Falbo e o diretor de Comunicação, Leandro Coutinho.
Inovação
Após almoço com autoridades provinciais e municipais, a delegação visitou a Zona de Inovação de Jinan, com foco no setor de Indústria de Manufatura Inteligente. A unidade concentra-se em cinco indústrias principais: maquinário de transporte e construção, informação e comunicação, manufatura inteligente e robótica, desenvolvimento sustentável e novas energias e materiais.
Segundo Pang Long, vice-diretor do Escritório de Assuntos Exteriores de Jinan, as inovações e pesquisas desenvolvidas na Zona de Inovação podem ser compartilhadas por meio de acordos de cooperação com instituições goianas. “Possuímos algumas das pesquisas mais avançadas da China em áreas relacionadas ao novo mercado mundial”, afirmou.
Um grupo de empresários apresentou seus projetos durante a reunião, com destaque para a Lingong Machinery Company, que possui um dos maiores parques de produção de maquinário pesado para mineração. Wang Guochao, vice-diretor-geral da empresa, afirmou: “Estamos presentes na Ásia, Oriente Médio, Europa e América do Norte, mas temos pouca presença no Brasil. Desejamos investir no país e consideramos Goiás um centro estratégico de logística”.
A reunião também contou com a participação de empresas especializadas em tecnologia de produção a laser para corte de metais pesados, fundos de investimento e especialistas em internacionalização de empresas.
Memorando
Ao final da reunião, a Acieg assinou um memorando de intenções com a Associação Sino-Brasileira de Mineração (ASBM) e o fundo Beijing Yuntai Investments, com o objetivo de fortalecer as relações comerciais entre Goiás e a China.
Missão Goiás China
A Missão Goiás China é liderada pelo vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, e pelo presidente da Acieg, Rubens Fileti. Além do presidente, a entidade designou o vice-presidente Thiago Falbo e o diretor de Comunicação, Leandro Coutinho, para oferecer suporte aos empresários que integram a delegação. Representantes da Adial, Faeg e SGPA também estão presentes na China.
Durante a estadia na China, a delegação contou com o apoio da Associação Sino-Brasileira de Mineração, que foi fundamental na disponibilização de tradutores para cumprir a agenda e facilitar o diálogo com autoridades. A ASBM é presidida pelo paulista Luis Fernando Guimarães e conta com diversos empresários chineses como membros. Foi fundada em Goiás no ano de 2017.
A missão teve início na capital Pequim e será encerrada em Xangai, passando pelas cidades de Zhengzhou, Luoyang, Langfang, Xiong’an e Jinan. Os empresários que fazem parte da delegação financiaram sua própria viagem.