Pequenas Empresas & Grandes Negócios dá dicas para precificação de produtos

Publicado por Comunicação em 29 de maio de 2023

O consultor e professor de varejo Ulysses Reis, da Strong Business School, explica que o empresário do varejo, na hora de precificar, trabalha uma batalha de percepções como o local, a exposição do produto e a sensação que o cliente vai ter.

O comerciante tem de posicionar os preços para o cliente, e não para o que ele acha que é correto. Numa rede de ótica, por exemplo, a estratégia é usar preço baixo para popularizar o produto, com armações a partir de R$ 44,90. Mas, se a loja vendesse só as armações de R$ 44,90, teria prejuízo.

O diretor de expansão da rede, Jefferson Caluci, diz que a conta não fecharia. O preço isca faz os clientes entrarem na ótica, mas a maioria acaba comprando armações mais caras.

O ticket médio da ótica é de R$ 600. Para saber se uma coisa é cara ou barata, o consumidor busca comparações o tempo todo.

Mas, ao expor produtos e preços, é preciso simplificar. Se o consumidor tiver muitas alternativas, ele tem dificuldade para decidir.

Outra estratégia é que o preço alto pode dar prestígio ao produto. O professor Ulysses diz que, nesse caso, o mais caro está associado a mais qualidade.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios- Rede Globo