Primeiro quadrimestre do ano encerra com 1,3 milhão de empresas abertas

Publicado por Comunicação em 31 de maio de 2023

Brasil tem saldo positivo de 594.963 empresas abertas no primeiro quadrimestre do ano. Um documento elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), apontou a abertura de  1.331.940 empresas frente a 736.977 CNPJs encerrados entre janeiro e abril de 2023.

O tempo gasto para a abertura dessas empresas foi, em média, de 1 dia e seis horas. Há, no país, um total de 21 milhões de CNPJs ativos. Deste total, 93,7% são de microempresas ou empresas de pequeno porte. “O total de aberturas foi 21,8% maior do que no quadrimestre anterior e 1,6% menor em relação ao mesmo período de 2022. Já os fechamentos representaram aumento de 34,3% e 34,7%, respectivamente, nas mesmas bases”, informou o ministério.

Entre essas empresas abertas, 83,8% correspondem aos setores de comércio e serviços _ este último responde por 59,5%. Os destaques ficaram para atividades de promoção de vendas; comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios; preparação de documentos e serviços de apoio administrativo; cabeleireiros, manicure e pedicure; e obras de alvenaria.

São Paulo foi o estado com mais empresas abertas no quadrimestre, seguido de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Goiás. “Juntos, estes estados concentram 75% das empresas brasileiras”, detalha o levantamento.

“Em termos de crescimento percentual, porém, os estados que mais avançaram sobre o quadrimestre anterior, último de 2022, foram Tocantins (34,8%), Mato Grosso (32,9%), Rondônia (29,9%), Paraná (28,2%) e Roraima (27,1%)”, acrescenta.

Com dados de: Agência Brasil