Reunião do FEE discute políticas ambientais e preservação do Cerrado
Publicado por Comunicação em 08 de abril de 2025
Presidente Rubens Fileti participou ao lado do vice-presidente Thiago Falbo, durante encontro que foi pautado pela visita da secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andréa Vulcanis
As políticas públicas de meio ambiente no Estado de Goiás foram as principais pautas, nesta terça-feira (08), da reunião do Fórum das Entidades Empresariais (FEE). O presidente da ACIEG, Rubens Fileti, representou a associação, ao lado do vice-presidente Thiago Falbo, no encontro das principais lideranças empresariais de Goiás. A reunião de abril foi sediada pela OCB/GO.
“Desta vez, uma reunião produtiva para tratarmos sobre o meio ambiente no Estado de Goiás. Sabemos que temos pela frente o desafio de aliar meio ambiente e desenvolvimento e é importante mantermo-nos cientes das políticas estaduais e perspectivas da área”, disse o presidente Rubens Fileti.
Nesta ocasião, a secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás , Andréa Vulcanis, foi a convidada do grupo para apresentar como está o avanço da legislação ambiental goiana e também comentar sobre as expectativas para a COP 30.
A titular da Semad Goiás apresentou diferentes dados sobre uma série de políticas executadas em Goiás, como o pacto pelo desmatamento ilegal zero, dados da redução do desmatamento e o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) – para remunerar produtores que preservem áreas nativas do cerrado em suas propriedades.
“Estou aqui para viabilizar política pública que seja pacificadora da relação entre meio ambiente e desenvolvimento”, disse Vulcanis. A secretária abordou a necessidade de Goiás ser mostrado para Estados de fora. “Precisamos ter um evento que atraia o olhar internacional para o cerrado.”
O presidente Rubens Fileti destacou a realização, entre 4 e 6 de setembro, da FICOMEX 2025 – feira internacional da ACIEG que reúne diferentes empresas nacionais e internacionais e diferentes embaixadas em Goiânia. “É uma oportunidade para apresentarmos, também, o que o Estado de Goiás tem feito na área ambiental.”
A próxima reunião do FEE será sediada pela ACIEG. Oito instituições compõem o Fórum das Entidades Empresariais: ACIEG, Adial, Facieg, Faeg, FCDL/GO, Fecomércio/GO, Fieg e OCB/GO.
(Foto: Naira Batista)