Saúde mental é força geradora de lucro nas empresas

Publicado por Comunicação em 29 de março de 2025

Diretor da ACIEG, Danilo Suassuna apresenta projetos oferecidos pelo Instituto Suassuna para dar suporte com serviços que desenvolvem um ambiente corporativo saudável

 

A saúde mental dos trabalhadores é um assunto que ganhou foco recentemente. Dados do Ministério da Previdência Social, exclusivos do Governo Federal e obtidos pelo portal G1, mostram que, em 2024, o Brasil teve quase 470 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais. Para o diretor da ACIEG e diretor do Instituto Suassuna, Danilo Suassuna, garantir a boa qualidade da saúde mental dos trabalhadores reduz despesas.

Por meio do Instituto Suassuna, ele oferece apoio, para quem precisa, com uma lista com mais de 800 profissionais de diferentes áreas da psicologia, por meio do projeto “Todos Cuidados”. “São mais de mil horas mensais de atendimento no contexto do projeto”, conta Suassuna.

Segundo o site oficial do projeto, o processo do atendimento funciona em três etapas. No primeiro passo, a pessoa interessada preenche um formulário. Na sequência, durante a segunda etapa, é realizada uma triagem para indicação do profissional mais adequado. Por fim, o encaminhamento especializado – momento no qual é realizado o match entre paciente e profissional.

Saúde Executiva

Outro projeto coordenado por Danilo Suassuna é o Saúde Executiva. Nesta iniciativa, a proposta é reinterpretar a forma como empresas cuidam da saúde mental de seus funcionários e colaboradores. “Nós olhamos para a situação de forma prática: se temos empregado e família bem cuidados, isso resulta em mais lucros para a empresa”, afirmou Suassuna.

O projeto oferece check-up da saúde organizacional e identificação de riscos; medição da performance em saúde de trabalho e impacto no ambiente empresarial; mapeamentos de riscos humanos e operacionais; prevenção de assédio moral e sexual; intervenções customizadas; suporte para adequação da vida pessoal, profissional e familiar, e muito mais.

“Investir em saúde mental não é algo que deve ser feito somente para aqueles que estão mal. A saúde mental está estritamente ligada aos lucros de uma empresa. O cenário pessoal afeta o profissional e vice-versa. Assim, cuidamos não só do funcionário, mas de toda a família”, conclui Suassuna.