Saúde nas empresas: importância dos programas de saúde e bem-estar

Publicado por Comunicação em 04 de maio de 2022

Dados levantados pelo 1º Benchmarking em Saúde & Bem-Estar do Brasil, apontam que as grandes empresas brasileiras têm registrado uma queda na adesão dos funcionários a ações propostas para aumentar a qualidade de vida, o bem-estar e a saúde.

A baixa na adesão e integração entre o planejamento estratégico e as iniciativas práticas, tem prejudicado a eficiência dos programas de prevenção e promoção da saúde voltados aos trabalhadores.

Saúde nas empresas

O estudo analisou os programas de saúde e bem-estar de 264,8 mil trabalhadores de 58 grandes empresas brasileiras e foi lançado em janeiro de 2017 pela consultoria Mercer Marsh Benefícios, em conjunto com o Instituto Hero (Health Enhancement Research Organization), dos EUA.

Com a metodologia Hero Scorecard, foram avaliadas as melhores práticas para a promoção do bem-estar e da saúde nas empresas, nos seguintes aspectos:

Planejamento estratégico

Apoio organizacional

Programas oferecidos

Integração de programas

Estratégia de comunicação

Benefícios da integração dos programas

Segundo os dados da pesquisa, apenas 36% das empresas avaliadas coordenam suas diversas iniciativas de forma integrada.

A pesquisa revela que, quando há integração, 67% dela ocorre entre dados de saúde ocupacional (atestados, exames e questionário de saúde) e do uso dos planos de saúde.

Já as empresas que possuem o plano estratégico formalizado, 83% têm como objetivo principal avaliar os riscos de saúde dos colaboradores, 72% mensurar resultados clínicos, 67% a satisfação do colaborador, e 56% avaliar o impacto financeiro dos riscos de saúde nos negócios.

Tecnologia e saúde nas empresas

Ainda de acordo com a pesquisa, o uso da tecnologia para incentivar a adesão e participação em programas de promoção da saúde nas empresas brasileiras ainda é tímido.

Apenas 17% usam ferramentas de monitoramento, e somente 14% contam com aplicativos para apoiar as iniciativas do programa.