Última reunião do Fórum Empresarial discute melhorias para setor produtivo

Encontro na sede da Acieg contou com a presença do prefeito Rogério Cruz e parte de seus secretários, além das lideranças empresariais

Publicado por Comunicação em 13 de dezembro de 2022

A última reunião do ano do Fórum das Entidades Empresariais de Goiás (FEE-GO) aconteceu nesta terça-feira (13) na sede da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg). O prefeito esteve no local para participar do encontro acompanhado de boa parte dos seus secretários. Rogério Cruz destacou que sua gestão tem como foco o ser humano e que o diálogo, inclusive com o setor produtivo, é fundamental para resultados positivos.

Rogério Cruz destacou que enquanto estiver na gestão da cidade, seu compromisso é estar próximo daqueles que sempre querem nos ajudar, colaborar e fazer o desenvolvimento da nossa cidade e da população em geral. “Toda nossa abordagem é centrada no ser humano. O diálogo é fundamental para que possamos entregar ao cidadão transformações positivas”, destacou.

Anfitrião do evento, presidente da Acieg, Rubens Fileti ressaltou a importância do setor produtivo estar inserido nos debates sobre a atualização do Código Tributário Municipal, um dos temas abordados no encontro. Fileti afirma que o setor produtivo é um dos mais interessados nestas melhorias e quer participar das etapas de discussões. “Já temos uma extensa pauta para seguirmos discutindo em 2023.”

Código Tributário

Entre os assuntos debatidos estavam economia, mobilidade urbana, meio ambiente e atualização do Código Tributário Municipal (CTM). Durante o encontro, o secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Alves chegou a dizer que este grupo de trabalho que estreita laços entre Paço Municipal e entidades empresariais e defendeu a importância desta mobilização para o desenvolvimento econômico da cidade.

Durante a reunião, foi levantada a discussão sobre as atualizações ao Código Tributário Municipal (CTM). Os projetos de leis complementares tramitam na Câmara Municipal. O documento propõe congelar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2023 e 2024, passando a ser corrigido somente pela inflação anual. Prevê eliminar o aumento de 45%, e isenção para 52 mil famílias, segundo informou a Prefeitura de Goiânia.

A Sefin foi responsável pela estruturação do projeto em conjunto com a Comissão Permanente de Revisão e Simplificação da Legislação Tributária do Município de Goiânia. Isso permitiu formato participativo, o que gera transparência e confiança por parte da população. Vinícius Henrique Alves disse que o documento passou por muitas revisões, conferências e validações.

Presenças

Além do presidente da Acieg, estavam no encontro, presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi; presidente da OCB, Luis Alberto Pereira; presidente da Adial, José Carlos Garrote; vice-presidente da Fieg, André Rocha; vice-presidente do Secovi-Go, Ilésio Inácio Ferreira. Entre os secretários, estavam presentes: Durval Pedroso (Saúde), Horácio Melo (Mobilidade), Michel Magul (Governo), Hemanuel Feitosa (Inovação, Ciência e Tecnologia), Silvio Sousa (Desenvolvimento Econômico), Valfran Ribeiro (Planejamento Urbano), Luan Alves (Amma), Alysson Borges (Comurg) e presidente-comandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Wellington Paranhos.

Foto: Alex Malheiros