Acieg firma parceria para para intercâmbio comercial com Portugal

Rubens Fileti está no país europeu para participar da feira internacional de tecnologia Web Summit. Mas na agenda também constam visitas a entidades, empresas e negócios

Publicado por Comunicação em 04 de novembro de 2022

Acordo para intercâmbio entre empresários goianos e portugueses foi firmado nesta semana. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Goiás, Rubens Fileti, acompanhado do vice-presidente Thiago Falbo, se reuniu com o presidente da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), João Marques, na cidade de Covilhã, em Portugal e foi assinado protocolo entre as entidades. Fileti destaca que este é um marco entre as duas entidades e acredita que será possível firmar importantes parcerias internacionais.

Também nesta semana, a comitiva da Acieg que tem a presença dos diretores da associação Fábio Christino e Pedro Renan, realizou visita técnica à incubadora ‘A Praça’, gerida pela Câmara Municipal do Fundão, em Portugal. A equipe foi recebida pelo responsável pelo centro de inovação da incubadora, Toni Barreiros. Durante a visita, foi feita uma proposta de parceria e cooperação técnica entre Acieg e a Câmara Municipal. Fileti destaca que as visitas têm a intenção de buscar o máximo de apoio e parceria possível.

A comitiva de empresários ainda tem a presença dos associados Luis Filipe Fernandes de Souza, Carlos Eduardo Basques Reis, Talita Pimenta Felix, Leonardo Fernandes Mundim, Nicolas Magalhães de Oliveira Sousa, Kaio Ramos Leite, Karla Fonseca Mattos Chaul, Paula Menezes de Aquino Ramos, Kelly Cristina de Oliveira Amaral e Adriane Espíndola Mota Campos Azeredo.

Goiás na Web Summit

Essa é a sexta vez que Fileti participa da conferência de tecnologia. Ele afirma que é uma ótima oportunidade, especialmente para  o micro e para o pequeno empresário. Cerca de 20 pessoas fazem parte da comitiva goiana de empresários da Acieg e do Sebrae que participam do evento. Em 2017 o grande mote do evento era a startup. Quando você tem o foco nas startups, você tem a mistura do investidor, da empresa consolidada, da empresa de grande porte e principalmente das pessoas que estão querendo entrar no mercado, em todos os estágios na sua startup.”

Ele se lembra que isso aconteceu em 2017, se consolidou em 2018 e, agora, depois da pandemia, levar vários associados é importante, segundo ele. “Trazer quais são as tendências de transformação digital e quais são as principais necessidades entre as empresas e os compradores é uma das metas. Também é momento para entender onde está a necessidade e para onde as tendências de futuro estão seguindo para daqui 5, 10 anos. Também identificar quais são as profissões que serão mais demandadas, quais as linguagens de programação que serão mais demandas, modelos de negócios mais demandados. O micro e o pequeno empresário vai ser afetado por uma ou outra inovação que está acontecendo.”

Evento

A edição de 2022 do Web Summit vai acontecer na Altice Arena, localizada no Parque das Nações, em Lisboa, Portugal. Com capacidade para 20.000 espectadores, ela representa o maior pavilhão de espetáculos do País. Web Summit 2022 vai acontecer dos dias 1 a 4 de novembro. Aguardam-se mais de 70 mil participantes de mais de 160 países e o número de empresas vai ser superior a 2.600, grande parte delas as chamadas “start up”, empresas em fase inicial de desenvolvimento e que vão à Web Summit à procura de investidores.

Um dos objetivos centrais do evento, segundo a imprensa portuguesa, é ajudar a colocar em contato quem tem projetos e ideias, mas precisa de investimento com quem tem dinheiro para investir e procura boas oportunidades para rentabilizar esse capital.