Fórum Debates: Pesquisa Governança no Agro é tema de discussão

Publicado por Comunicação em 19 de agosto de 2022

Nessa sexta-feira (19), foi realizado o lançamento da Pesquisa Governança no Agro: Experiências em Goiás, na sede da Acieg, durante o Fórum Debates IBGC. O evento contou com a participação de associações, cooperativas e organizações ligadas aos produtores rurais na região.

Após o sucesso do lançamento da pesquisa de governança no agro, o evento discutiu os resultados da pesquisa à luz de cases regionais, focando o olhar na prática dos produtores rurais de Goiás. Dentre os temas discutidos, as melhores práticas do ESG- Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Sustentabilidade foi um dos destaques.

Para o presidente da Acieg, Rubens Fileti, destacou que o agro faz parte do motor que movimenta o Brasil: “Goiás sempre deu um show em relação aos números do restante do Brasil em referência ao PIB e muito disso se deve ao agro, ao serviço e, principalmente, ao varejo”.

Rubens também destacou objetivos da Acieg: “vamos fazer com que a Acieg seja a instituição que vai homologar o selo de transparência no estado de Goiás, dentro do programa fantástico da CGU, que é levar um selo de anticorrupção e transparência para as empresas. E mais: levaremos isso também para os 246 municípios”, destaca Rubens.

Segundo a presidente do Conselho Setorial de ESG da Acieg, Danielle Limiro, o tema (ESG) passou a ser de interesse do sistema financeiro: “as empresas que adotarem as estratégias e modelos de negócios alinhados às melhores práticas de ESG, se diferenciarão no mercado e criarão as bases de seu crescimento e perpetuidade”, disse.

Melina Lobo, conselheira independente de empresas familiares, destacou a importância do agro: “ele coloca alimento na nossa casa e cada um de nós conhece o grande potencial que tem o nosso estado. Um potencial de crescimento, de maior lucratividade e, principalmente, de harmonização de todo o processo de sucessão para que os nossos negócios sejam rentáveis e tragam harmonização para a família”.

Enio Fernandes, sócio da Terra Agronegócio, abordou sobre a pesquisa governança no agro: “a pesquisa reflete muito o que eu encontro no mercado. A gestão de risco só é viável porque tem tecnologia e inovação o tempo todo. O mercado financeiro teve uma complexidade muito forte: tudo hoje é interligado. Quando fazemos análise de mercado, temos que olhar basicamente tudo que é macroeconomia e precisamos de sistemas matemáticos para ajudar”.

O presidente do conselho de administração da São Salvador Alimentos e da Adial, José Garrote, foi um dos palestrantes e compartilhou sua experiência com governança na SSA. Para ele, não existe outro caminho pra crescer e perpetuar uma empresa: “todos nós devemos caminhar neste sentido. Não tenham medo dos problemas que vocês têm. Eles precisam ser corrigidos”, destacou.

 

Por: Ascom Acieg