Goiás tem mais de um milhão de empresas ativas

Só em outubro, 2,2 mil novas empresas foram registradas no Estado

Publicado por Comunicação em 07 de novembro de 2022

Goiás chegou à marca de um milhão de empresas ativas. Só em outubro, 2.225 novos estabelecimentos foram registrados no Estado. O número é motivo de comemoração. A presidente em exercício da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg), Marisa Carneiro entende que por conta da pandemia, várias pessoas tiveram que se reinventar e buscar novas formas de atuação no mercado de trabalho. “Sem emprego formal e motivados pela ‘necessidade’, alguns encontraram no empreendedorismo uma porta de saída para a crise. Começaram o seu próprio negócio e milhares deles prosperaram.”

Marisa acrescenta que o fortalecimento da nossa economia no último ano, com inflação em baixa e projeções de crescimento foi outro fato importante. A presidente da Acieg destaca que isso aumentou o otimismo do mercado e o ímpeto das pessoas para abrirem seus negócios. “O Brasil é o País no mundo que teve uma das melhores performances após a pandemia e, também, durante a gestão da crise dos fertilizantes em decorrência da guerra na Ucrânia. Logo, é mais do que esperado que haja um aquecimento em vários setores do comércio, da indústria e serviços.”

Facilidade

Marisa Carneiro enfatiza que a facilidade para abertura de empresas é um incentivo para a formalização de negócios. “Hoje, em Goiás, o processo de abertura para uma nova empresa caiu para menos de 24 horas, o que facilita bastante a criação de novas empresas.”

Dados da Junta Comercial (Juceg), cujo presidente é o ex-presidente da Acieg, Euclides Barbo, mostram que neste ano, mais de 27,5 mil novos CNPJ’s foram cadastrados. Goiás é líder em novos negócios entre todos os Estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Goiânia lidera o ranking das cidades com mais empresas abertas no Estado, com registros de 313.881 novas empresas. A capital é seguida por Aparecida de Goiânia, com 73.642, depois Anápolis, com 59.601, Rio Verde, com 31.525, e Valparaíso de Goiás, com 23.124.

Ranking

As cinco áreas com mais registros foram: em primeiro lugar, serviços de escritório, com 241 registros. Na sequência, promoção de vendas, com 162, depois comércio varejista de bebidas, com 150. O comércio varejista de vestuário e acessórios somaram 145 estabelecimentos. Já consultoria em gestão empresarial, 144.