Nova série de podcast busca trazer cultura e informação

Publicado por Comunicação em 18 de março de 2021

A nova série de podcast denominado “Antes do Ponto Final”, estreou na última terça-feira (16/3), e promete levar seus telespectadores a uma viagem de encher os olhos sem te tirar de casa.

O projeto nasce da vontade de abordar temas culturais focados aqui na terra do Pequi, Goiânia, ainda assim, sem deixar de lado os outros cantos do país. O intuito com este podcast é o da divulgação e promoção de projetos, ações e temas relacionados à cultura goianiense e os bastidores da produção cultural.

A série é realizada com apoio da Prefeitura de Goiânia, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. A arte do encontro, em um formato já familiarizado por todo o mundo, o virtual, visa levar os ouvintes, também, a tecer olhares até então não vistos antes.

O programa irá abordar temas diversos e relacionados com a cultura, em suas diferentes formas e expressões, aliados também à informação, valem a pena ser compartilhados, sobretudo quando se pensa na necessidade de novas políticas públicas que desenvolvam mais ainda a cultura brasileira. O “Antes do Ponto Final” foi uma ideia que surgiu anos atrás como um blog em um espaço pessoal de memórias, e hoje conta com grandes colaborações.

A idealizadora do projeto, Kalyne Menezes, é jornalista e doutoranda em Comunicação e enxerga a cultura como uma das áreas mais atingidas pelo isolamento social e que até mesmo com as lives, as pessoas se sentem um tanto quanto desmotivadas. Para Kalyne, “o desejo é de que, em breve, possamos frequentar mais livremente e de maneira plena os lugares que respiram cultura, que nos embrulham em arte e que fazem nossa alma rejuvenescer. Lugares que nos inspiram e que tanto amamos. Enquanto isso, a internet tem colaborado com alguns respiros, digamos assim. E esse podcast veio para ser um desses “lugares virtuais”’, diz.

As conversas serão norteadas pelos pontos de Economia Criativa, Acessibilidade Cultural, Cultura Digital e Espaços Culturais. A princípio, serão cinco convidados no programa.

Os episódios serão disponibilizados no Spotify, Google Podcasts, Anchor, RadioPublic, Pocket Casts, Overcast e Breaker e pelo site. Nos canais Antes do Ponto Final – Série Por aí.

Confira as datas de lançamentos e os temas dos programas:

Terça-feira (16/03) –

  • O que é Economia Criativa e o que a gente tem a ver com isso?
  • Participação de Décio Coutinho

Terça-feira (23/03) –

  • Acessibilidade e Cultura: por que precisamos falar sobre isso?
  • Participação de Thiago Santana

Quinta-feira (25/03)

  • Viver a cidade e seus espaços culturais
  • Participação de Marci Dornelas

Terça-feira (30/03)

  • A Cultura digital em nosso dia a dia
  • Participações de Lara Satler e Rafael Santana